A Embu
Processo de produção

 


Decapeamento e remoção de material de transição

Utilizando caminhões, tratores e escavadeiras, o processo começa com a remoção do material de capeamento que recobre o maciço rochoso. O material recolhido é despejado em áreas específicas para disposição do material estéril e inerte, que são cuidadosamente controladas para a drenagem, estabilidade, entre outros, deixando os locais em condições propicias para uso futuro.


Perfuração e desmonte.

Depois da preparação adequada das bancadas, com cálculo e marcação de malhas, começa a fase de perfuração. Para isso, são usadas perfuratrizes hidráulicas cabinadas, equipadas com coletores de poeira e sistemas de umectação de furos automáticos. No desmonte, prezando pela segurança e qualidade do processo, a Embu S/A. aplica técnicas para reduzir ao máximo as vibrações, impactos de ar e eliminar ultra-lançamentos e poluição ambiental. Todo o processo é feito com base em fundamentos científicos e relações empíricas características, com acompanhamento da equipe de engenharia e técnicos locais, bem como de empresas especializadas.


Carregamento e transporte

Nessa etapa ocorre a britagem primária, onde o bloco de rocha tem seu tamanho reduzido em britadores de mandíbulas. Após a fragmentação, os blocos são transportados em correias transportadoras até a pilha pulmão, que funcionam como estoque regulador para cobrir eventuais paradas na produção e também como estoque de produto para algumas aplicações que necessitem de rocha em grandes granulometrias.


Britagem primária

O material coletado no pulmão primário é levado para a rebritagem, onde os blocos de rocha passam por sequencia de britadores e peneiras para a redução e separação de tamanhos respectivamente. Nas peneiras ocorrem as separações dos produtos nas faixas granulométricas que atendem as necessidades do mercado, e a eficiência dos equipamentos e processos, garantem a qualidade dos produtos da Embu S/A.


Rebritagem e classificação

O material coletado no pulmão é levado para a rebritagem, onde os blocos de rocha passam por sequência de britadores e peneiras para a redução e separação de tamanhões respectivamente. Nas peneiras faz-se as separações dos produtos nas faixas granulométricas que atendem as necessidades do mercado e a eficiência dos  equipamentos e processos garantem a qualidade dos produtos.


Estocagem e controle de qualidade

Os produtos separados em faixas granulométricas especificas, são estocados em pilhas ou em silos, estando disponíveis para entrega ou retirada par abastecimento do mercado consumidor. Todos os produtos da Embu S/A. são analisados diariamente nos laboratórios locais das unidades para garantir a qualidade quanto à forma, ausência de contaminantes, resistências e curvas granulométricas.